Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Prefeitura publica Decreto proibindo a BRK de suspender o fornecimento de água

A Prefeitura de Porto Nacional, através da Procuradoria-Geral do Município, publicou nesta quinta-feira, 19, o Decreto nº 148, que proíbe a Concessionária BRK Ambiental (Saneatins) de suspender o serviço de fornecimento de água no Município de Porto Nacional, durante o período de 60 dias, a contar da data de publicação do documento. A decisão justifica-se ao surto da pandemia do COVID-19.

O prazo de suspensão estabelecido pode ser prorrogado, caso haja necessidade, devidamente fundamentada. A referida Companhia explora os serviços de água e esgotamento sanitário na cidade, através do Contrato de Concessão nº 157/1999.

A medida visa garantir o fornecimento de água a todas as famílias portuenses, para o cumprimento dos procedimentos necessários de higienização, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O fornecimento de água que for encontrado suspenso por inadimplemento, deverá ser imediatamente religado, se for de interesse do consumidor e mediante o parcelamento do débito em até 36 vezes.

No texto do Decreto, a Prefeitura de Porto Nacional considerou a Portaria nº 188, de 03 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde – que declarou Emergência em Saúde Pública Nacional, em decorrência da infecção humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV). O entendimento é que se trata de evento complexo que demanda esforço conjunto de todo o Sistema Único de Saúde (SUS) para identificação da etiologia das ocorrências e adoção de medidas proporcionais e restritas aos riscos.

Outra justificativa é o reconhecimento de que o COVID-19 se tornou uma pandemia (enfermidade epidêmica amplamente disseminada – nível mundial) e, também, que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantia mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, bem como, ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, conforme o Artigo 196, da Constituição Federal.

O Decreto Municipal nº 147, de 18 de março de 2020 foi outra consideração importante. Este trata das medidas de Prevenção e Controle para Enfrentamento do COVID-19 no Município, que restringiu o desenvolvimento das atividades normais da comunidade.

As atividades da BRK englobam tudo que é inerente ao fornecimento de água potável e a coleta e tratamento de esgoto sanitário, bem como, o atendimento e a prestação de serviços complementares aos usuários. O acesso à água tratada e de qualidade é um direito universal e recurso essencial para vida humana. (Assessoria imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img